sexta-feira, 24 de agosto de 2012

UERA Euro 2012 Poland-Ukraine


   Despedida do ídolo. A derrota por 1 a 0, para os ingleses, foi um marco no futebol ucraniano: foi a última partida oficial de Andriy Shevchenko com a camisa da Ucrânia. O craque é o maior artilheiro da história da seleção ucraniana, 48 gols em 111 jogos.




   Relevando alguns equívocos, tivemos uma arbitragem ponderável. O maior falha da arbitragem ocorreu no confronto entre Ucrânia x Inglaterra, válido pela fase de grupos. O chute do Devic foi cortado pelo zagueiro inglês, Terry, dentro das redes. Tal fato, colocou em questão a velha polêmica do uso de tecnologias no futebol.




   A participação holandesa na Euro 2012 é pra ser esquecida. A "Laranja Mecânica" foi eliminada na fase de grupos com zero porcento de aproveitamento. Os holandeses era cotados para brigarem pelo título, porém apresentaram um futebol bem abaixo da média e deixaram a competição em meio a uma crise. Robben: 'Foi a pior temporada da minha vida.'





   As mandantes da competição, Polônia e Ucrânia, também foram pro chuveiro mais cedo. Após uma desarmônica fase de grupos, as donas da casa deram adeus a Eurocopa. Mas, os poloneses e ucraniano estão de parabéns. Ambos desempenharam muito bem seus papéis de anfitriões. 



   As ativistas do Femen, protestando contra o turismo sexual, roubaram a cena na Euro. Tivemos até presença de uma brasileira no grupo. Alegavam: 'Isso não é festa de futebol, é uma festa de turismo sexual e prostituição." 





   Os arqueiros trabalharam muito. Vimos defesas grandiosas. Foram extremamente fundamentais no desempenho de suas equipes. Destaques: Casillas, Buffon e Neuer. 



   A torcida fez bonito nas ruas e nos estádio. Das belas irlandesas aos festeiros italianos. Ela estava ali aplaudindo, independente de derrota ou vitória. Algo que marcou foi quando a Irlanda perdia de 4 a 0 pra Espanha, e sua torcida cantava empolgadamente apoiando a seleção.







   Infelizmente, nos deparamos com lamentáveis demonstrações de racismo na Eurocopa. O atacante italiano, Mario Balotelli, foi a principal vítima desse ato repugnante. Mas, isso não ofuscou o brilho do Balotelli, ele respondeu as atitudes racistas de forma gloriosa: foi o responsável pela classificação da Azurra para a final da competição.




   Na concepção do craque, Cristiano Ronaldo, a Euro foi uma "injustiça". Não foi injustiça. Portugal foi eliminado nas semifinais, numa partida equilibradíssima contra a poderosa Espanha. Além disso, o camisa 9 foi decisivo para equipe lusitana na fase de grupos e nas quartas de final.




   Comandados por Vicente Del Bosque, os espanhóis bailaram no Estádio Olímpico de Kiev. Massacraram a Itália. David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata deram números a partida. É a melhor seleção do mundo: Eurocopa 2008, Copa do Mundo 2010 e Eurocopa 2012. Impuseram o seu gentil toque de bola e dilaceraram o discurso dos que consideram seu futebol "sonolento". 'La Furia Roja Campeone!'












Nenhum comentário:

Postar um comentário